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Pesquisa Análise Setorial PHCFOCO

AS Vetores e Pragas

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01  Setor 2012 - 01
02  Setor 2012 - 02
03  Forças
04  Falhas de mercado
05  Instituições
06  Geração empregos
07  Intoxicação Casos
08  Oportunidades
09  Economia informal

Setor, Perfil, Números

Falhas de mercado, Mercado, Estrutura

Qual a gravidade e qual a probalidade de ocorrência das falhas de mercado listadas?

Gravidade quer dizer quanto a falha enfraquece o setor e probabilidade de ocorrência quer dizer quão frequente esta falha ocorre. Falha de mercado é um mecanismo que tira valor, eficiência e equilíbrio do setor para os consumidores, agentes e mercado).

ANÁLISE /EPA

Talvez junto com a tabela de oportunidades essa seja uma das principais análises para se definir um Plano de Ação. O objetivo de se listar e priorizar as falhas de mercado é desenvolver mecanismos, programas, projetos e ações que, no curto e longo prazo, possam eliminar essas falhas de mercado e trazer eficiência, equilíbrio e valor para o setor.

 

Fiscalização CVPs sem registro

O primeiro passo já foi iniciado: promover ação contra os meios de comunicação que fazem e divulgam propaganda dessas empresas. O segundo passo a ser dado é junto a Anvisa para se desenvolver um cadastro único destas empresas no Brasil. O terceiro passo é necessário sistematizar internamente nas associações o projeto Canal Aberto, no qual será possível enviar e acompanhar junto aos órgãos competentes aquelas empresas que ainda estão atuando sem registro no mercado brasileiro.

Treino dos agentes

Os treinamentos estão trazendo e trarão para o mercado uniformidade de tratamento, gerando equilíbrio dos preços, clareza de comunicação, melhor imagem junto aos consumidores e melhor eficiência das empresas. Cabe salientar que, hoje, a maioria dos treinamentos é feita na área técnica e, em especial, nas áreas de biologia e de comportamento e estratégia de controle.

Normalização

É preciso também definir os métodos junto ao governo. Esse projeto está sendo chamado de normalização. Para tanto, o primeiro passo é a definição de um conteúdo programático único para os cursos, por meio dos quais as empresas possam se balizar. O segundo passo é desenvolver prova no curso para as empresas avaliarem o nível de conhecimento dos técnicos do setor. Conclusão: inclusive nos grandes centros o treinamento dos agentes continua sendo uma falha de mercado.

Fiscalização do consumidor

Os consumidores aqui são os estabelecimentos, que manipulam alimentos e não contratam uma empresa legalizada. Aqui entra o Projeto Legislativo (força política) para aumento da fiscalização de empresas que não realizam o manejo das pragas.

Plano de vendas

Muitas empresas não definem a priori um plano de vendas. Esse fato faz com que as empresas tenham altos e baixos índices nas suas vendas. Contribui, ainda, para que o foco da energia, que será gasta durante o ano, e a intensidade possam estar também dimensionados de maneira não-adequada. O fato de se definir a priori o Plano Inicial de Vendas faz com que o Plano de Negócios das empresas se tornem mais lógicos e eficientes. Para estimular essa tarefa e fortalecer esse conceito, a PHCFOCO lançou em janeiro de 2005 o Painel de Vendas do setor. Por meio desse painel, os clientes acompanham mensalmente se as vendas do mercado estão acima ou abaixo do Plano Inicial de Vendas e/ou se as vendas atuais estão acima ou abaixo do último ano.

Lucratividade

Assim como ocorre falhas em planos de vendas, existem também as empresas que não têm um critério de definição da lucratividade. A Análise Setorial utiliza o padrão do IBGE para se calcular a lucratividade. No plano de negócio das empresas é necessário definir a priori duas metas: Plano de Vendas Inicial e Lucratividade Planejada Inicial. Com esses dois números, todas as decisões durante o ano farão sentido. Para se chegar ao cálculo da lucratividade é preciso se definir um Plano de Contas, na seção organização existe um Plano de Contas sugerido.

Vadic litro e mini-pack (produtos veterinários, agrícolas, domissanitários, registrados no IBAMA e clandestinos).

Mesmo não tendo como objetivo a venda ao consumidor final, é grande o volume de concentrados vendidos aos consumidores para que eles mesmos apliquem esses produtos. Essa possibilidade diminui o mercado das empresas prestadoras de serviço e não gera empregos, lucros, impostos e bem estar à sociedade. Muito pelo contrário, essa venda coloca em risco os alimentos, a saúde e o meio ambiente. Os projetos Canal Aberto, Legislativo e Vigilância Sanitária devem ser desenvolvidos para reduzir essa demanda.

Alinhamento de estratégias

O setor está desenvolvendo um Plano Diretor para o segmento. Esse plano tem metas de longo prazo e curto prazo, assim como os valores fundamentais do segmento mecanismos, programas e projetos estabelecidos de forma a otimizar os recursos e maximizar os resultados.

Liderança da associação

Os projetos realizados pelas associações são muitos e bem intencionados. Por outro lado, a representatividade e o impacto no mercado são lentos. O projeto Plano Diretor trará maior liderança por que estará definindo objetivos de longo prazo, curto prazo e valores fundamentais para que as decisões sejam tomadas.

            Mas as ações não param com esse projeto. Será necessário posicionar a associação de outra maneira. Atualmente, a associação é responsável em abrir mercado, o que faz os resultados não serem quantificados, não gerando, assim, incentivo para as empresas participarem das associações.

            Mais adiante serão apresentadas outras análises nas quais definem o papel da associação: representar o segmento e planejar, desenvolver e comunicar mecanismos, programas, projetos e ações que tragam eficiência para os agentes controladores profissionais de vetores e pragas protegerem os alimentos, os imóveis, o bem-estar, a saúde e o meio ambiente com o controle de vetores e pragas e construírem um mercado equilibrado.

            Definido que o papel da associação é esse, é responsabilidade dos associados implementar estes mecanismos, programas, projetos e ações. Isso transfere para os associados (em grupo) a responsabilidade de abrir mercado, o que será quantificado pelo aumento das vendas individuais dos associados. Para isso, a associação tem que trabalhar com dois conceitos:

-          projetos para o mercado que fortalecerá um modelo que no longo prazo gerará equilíbrio;

-          projetos para a empresa para levar benefício para os associados.

            Essa estratégia aumentará no curto prazo os benefícios para os associados para que eles aumentem a representatividade nas associações. No longo prazo, a associação poderá ser transformada em sindicato, conselho ou outra entidade jurídica. Mas depois disso, a questão da liderança voltaria ao mesmo conceito anteriormente discutido.

            Outro projeto que envolve o aumento da liderança das associações é o de Gestão Executiva, no qual profissionais dedicados a este fim terão a responsabilidade de desenvolver um Plano Diretor para aprovação pelo presidente da associação, pela diretoria e pelo conselho.

Metodologia

A metodologia de controle profissional de vetores e pragas precisa ser sistematizada para o mercado brasileiro. Acreditamos que o projeto Normalização seja o primeiro passo.

            No longo prazo as normas técnicas do setor deverão ser testadas no campo, o que poderá ser feito com instituições privadas ou públicas. Será preciso fortalecer uma instituição de pesquisa no Brasil que priorize estas ações.

Agentes de saúde pública

São os funcionários públicos que assumem o status de controladores profissionais de vetores e pragas por trabalhar nesta atividade nas instituições do governo.

            Esses funcionários públicos atuam no mercado nas horas vagas e nos finais de semana, gerando conflito de interesse com as funções que ocupam.

            Além disso, não contribuem com impostos e aviltam o valor dos serviços porque não cobram dos clientes os custos fixos de uma empresa legal nesse segmento. Os projetos, Legislativo e Vigilância Sanitária, devem complementar o projeto Zoonose.

Registro dos CVPs (controladores profissionais de vetores e pragas)

Com a municipalização, as empresas prestadoras de serviço precisarão de vários registros na atual legislação para atuarem em mais de um município. Se a legislação for alterada, essa ameaça será prontamente corrigida. Mesmo assim perdurará a falha de não se ter um cadastro único de empresas profissionais em controle de vetores e pragas. Essa é uma ferramenta que o Governo poderá realizar a qualquer hora.

Linguagem

O segmento de vetores e pragas é multidisciplinar. Os profissionais falam de conceitos iguais, mas com termos diferentes. Acreditamos que o Plano Diretor tenha impacto positivo por estar sendo elaborado a partir de um modelo que todos possam analisar e avaliar (Administração de Marketing, Philip Kotler).

            Ele trará unidade de pensamento ao mercado.  A Análise Setorial Vetores e Pragas segue também esse modelo. Do ponto de vista cultural e comportamental, poderíamos definir alguma literatura básica que pudéssemos ter como modelo para discutir as atitudes e comportamentos dos associados. Uma sugestão para consulta é o livro Os Sete Hábitos das Pessoas Eficazes. Com a ajuda desse livro poderemos também ainda definir um vocabulário básico para avaliarmos, fazermos comentários e darmos sugestão de melhorias para os parceiros.

Contrato cancelado

Em muitos casos, as empresas têm os seus contratos, de manejo integrado de pragas, cancelados depois de o pico de descontrole populacional de vetores e pragas já ter sido controlado.

            Uma das ações que se pode realizar é organizar junto ao jurídico um conjunto de contratos que poderiam ser sugeridos para os associados.

Terceirização/quarteirização

A maioria das licitações públicas, que envolvem o serviço de controle de vetores e pragas, é ganha pelas empresas de limpeza e conservação que terceirizam o serviço de controle de vetores e pragas a um preço inferior.

            O Projeto Licitação quer tornar rotina a impugnação das licitações que têm essa característica. Ele é uma ferramenta que deve continuar até seja possível discutir junto à Anvisa uma legislação para esse fim. Aqui entram os projetos Vigilância Sanitária e Legislativo.

Garantia de Assistência Técnica (GAT) para vencer

É preciso organizar junto ao jurídico um conjunto de contratos e também trabalhar junto aos órgãos governamentais e organizações não-governamentais o conceito correto de Garantia de Assistência Técnica.

            Isso para tratar caso como a de clientes, que, depois de comprar um serviço avulso (com garantia de assistência técnica, por exemplo, de seis meses), solicitam a revisão do serviço, duas semanas antes do término do contrato, alegando que seu imóvel foi infestado novamente.

 

 

 

 

 DATA DE ATUALIZAÇÃO: 21/06/2017

 

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