Gestão, Vendas, Indicadores
Real 04 x Atual 05, Controladoria/Painel Como foram as vendas de 2005 em relação a de 2004?
ANÁLISE /EPA
Consolidamos e consideramos os dados de 74 empresas.
(1) As vendas Dez/2005 foram 19,92% maiores que o mesmo mês do ano passado, revelando um crescimento menor que Nov/2005.
(2) As vendas acumuladas no período Jan/2005 a Dez/2005 foram 18,91% acima do mesmo período do ano passado.
Conclui-se que:
(a) Estamos continuamente aumentando a amostra.
(b) Pela experiência, quando as empresas otimizam somente o volume de vendas no médio prazo todas as empresas estarão tendo lucro zero (dado que a produtividade se mantém constante e que as empresas tem a mesma produtividade). Para contornar essa dinâmica, as empresas precisam diferenciar seus serviços, segmentar sua oferta e aumentar a produtividade para reduzir os custos. Estamos trabalhando o lançamento de um segundo indicador de desempenho: o de lucratividade.
(c) É preciso implementar o Plano Diretor do associativismo (integração e profissionalização) para dar maior robustez e consistência à dinâmica do mercado.
DATA DE ATUALIZAÇÃO: 21/06/2017
|