Gestão, Marketing, Planejamento
Filosofia empresarial, Mercado, Estrutura Qual é a filosofia empresarial das empresas para agregar valor ao mercado?
ANÁLISE /EPA
Produção
As empresas partem do princípio de que os consumidores querem produtos simples e de baixo custo. Os gerentes concentram as suas energias em como fazer, como fazer produtos baratos, com alta eficiência a um baixo custo. Aqui cabe destacar que a estratégia de preço pelo mark-up é um dos sintomas dessa categoria. Não significa que as empresas que utilizam essa técnica estejam nesta categoria, mas sua utilização reforça esse status.
Produto
As empresas concentram suas energias para aprender sobre qual o melhor produto, em lançar novos produtos o tempo todo (full-action-bright-clean-elimination-system) ou investem no desenvolvimento de produtos com qualidade superior e características inovadoras.
Vendas
Foca as suas energias para tirar o pedido, realizar treinamento em vendas e fazer dinheiro em curto prazo, programando várias promoções por acreditar que sem estímulo o cliente não comprará os produtos.
Marketing
Planeja alternativas para entregar valor aos clientes, extraindo valor com vendas e medindo o resultado por meio da lucratividade.
Marketing societal
Desenvolve modelos de gestão voltados para o equilíbrio da empresa e do mercado. Entende que a empresa é parte de uma engrenagem, denominado mercado. Compreende ainda que para o sucesso da empresa, é necessário que o mercado também prospere. Busca ganhar mercado com eficiência. No longo prazo, isso significa que os clientes terão sempre a melhor alternativa possível para escolher, o que traz bem estar para a sociedade. Participa da associação para que ela discuta com as instituições públicas modelos de concorrência que gerem equilíbrio no longo prazo.
Desse ponto de vista, acreditamos que o objetivo do movimento associativo seja diferenciar as empresas profissionais das empresas ilegais, e também desenvolver mecanismos, programas, projetos e ações que sirvam como ferramentas para que as empresas legalizadas aumentem a sua eficiência na proteção dos alimentos, dos imóveis, do bem estar, da saúde e do meio ambiente com o controle de vetores e pragas.
Assim, faz sentido, então, ter uma associação que planeje a máxima representatividade dentre as empresas legalizadas e que influencie estas empresas a se profissionalizarem. E não uma associação que queira constituir um grupo pequeno de associados para construir barreiras de mercado. Barreiras de mercado serão construídas naturalmente com o aumento da produtividade das empresas. E o mercado terá um bom nível de concorrência em função de uma legislação que faça a concorrência gerar equilíbrio no longo prazo. Fica também evidente que quanto mais empresas houver nos níveis mais elevados de gerenciamento (marketing e marketing societal) mais rápido poderemos construir a percepção que os clientes terão dos nossos produtos e serviços.
DATA DE ATUALIZAÇÃO: 21/06/2017
|